5 Celebridades que se tornaram políticos

5 Celebridades que se tornaram políticos, cada vez mais é frequente vermos personalidades conhecidas se candidatando a cargos políticos, desde cantores até ex-participantes de reality shows. Muitas celebridades têm concorrido nas últimas eleições, alguns abandonaram suas carreiras para se dedicarem totalmente à política, enquanto outros dividem sua carreira profissional com a política.

Alguns conseguem até mesmo ser eleitos com uma quantidade considerável de votos e já chegaram a exercer um segundo mandato, como é o caso de Jean Willys, ex-participante do Big Brother Brasil, exerceu dois mandatos como deputado federal pelo PSOL.

Outro caso interessante é o do humorista Tiririca, que foi eleito duas vezes consecutivas com mais de um milhão de votos. Existem vários outros exemplos de famosos que se candidataram, mas a lista abaixo mostra apenas aqueles que conseguiram se eleger quanto uma quantidade considerável no ano de 2014.

Romário – Senador (PSB RJ) – 4.683.963 votos

Romário foi eleito senador pelo estado do Rio de Janeiro em 2014, com mais de 4 milhões de votos. Durante seu mandato no Senado, ele foi um dos principais defensores da CPI do Futebol, que investigou casos de corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e no Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014.

Romário também se destacou por apresentar projetos de lei em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, além de se posicionar contra a reforma trabalhista proposta pelo governo de Michel Temer.

No final de seu mandato como senador, Romário concorreu ao cargo de governador do Rio de Janeiro, mas não conseguiu se eleger. Atualmente, ele é deputado federal pelo Rio de Janeiro, e continua atuando em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e na luta contra a corrupção no futebol brasileiro.

Veja também  Conheça o Peixe Placodermo

Sérgio Reis – Deputado Federal – (PRB-SP) – 45.330 votos

5 - Celebridades que se tornaram políticos

Sérgio Reis foi eleito para o cargo de Deputado Federal pelo estado de São Paulo nas eleições de 2014, com cerca de 45 mil votos. Durante seu mandato, ele se destacou por defender temas relacionados à cultura popular e às causas dos artistas, como a regulamentação da profissão de músico e a criação de uma política nacional de fomento à cultura.

Além disso, ele também participou de debates sobre a reforma política e sobre questões relacionadas ao agronegócio, já que é conhecido por sua ligação com a zona rural. No entanto, em 2021, ele se envolveu em uma polêmica ao fazer um apelo para que caminhoneiros paralisassem o país, o que gerou críticas e repúdio de diversos setores da sociedade.

Tiririca – Deputado Federal (PR-SP) – 1.016.000 votos

5 - Celebridades que se tornaram políticos

Ele foi eleito Deputado Federal pelo estado de São Paulo nas eleições de 2010 com mais de 1,3 milhão de votos, sendo o segundo mais votado naquele ano.

Durante seu mandato como deputado, Tiririca apresentou alguns projetos de lei, incluindo o que propunha a criação do Dia Nacional do Palhaço, que acabou sendo aprovado em 2017. Ele também participou de debates e votações na Câmara dos Deputados, muitas vezes usando seu humor para abordar assuntos políticos e sociais.

No entanto, Tiririca também foi alvo de críticas por sua atuação como parlamentar, com algumas pessoas argumentando que ele não tinha as habilidades e conhecimentos necessários para o cargo. Em 2017, durante um discurso de despedida na Câmara dos Deputados, Tiririca declarou que estava renunciando ao cargo e afirmou que a política brasileira era uma “vergonha”. Ele também disse que não iria se candidatar novamente nas eleições de 2018, mas acabou voltando atrás em sua decisão e concorreu novamente, sendo eleito para um terceiro mandato com mais de 450 mil votos.

Veja também  Jovem vendeu o primeiro livro de Harry Potter e recebe uma bolada

Jean Willys – Deputado Federal (PSOL-RJ) – 144.770 votos

5 - Celebridades que se tornaram políticos

Ex-deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, Jean Willys ganhou destaque nacional por sua atuação na defesa dos direitos LGBT e das minorias em geral. Ele foi eleito para o seu primeiro mandato em 2010, pelo PSOL, com mais de 13 mil votos, e foi reeleito em 2014, com mais de 144 mil votos, sendo o terceiro deputado federal mais votado do estado naquela eleição.

Durante seu mandato, Jean Wyllys foi um defensor ferrenho dos direitos LGBT e das minorias, denunciando a homofobia e outras formas de discriminação na sociedade e no Congresso Nacional. Ele apresentou vários projetos de lei relacionados a esses temas, como o Projeto de Lei 7582/2014, que buscava criminalizar a homofobia e a transfobia.

Jean Wyllys também foi alvo de polêmicas e ameaças de morte por sua posição política e ativismo em defesa dos direitos das minorias. Em 2018, ele anunciou que deixaria o Brasil por conta de ameaças à sua vida e renunciou ao seu mandato na Câmara dos Deputados.

Celso Russomanno – Deputado Estadual (PRB-SP) – 1.524.361 votos

5 - Celebridades que se tornaram políticos

Filiado ao Partido Republicano Brasileiro (PRB), ele foi eleito deputado federal por São Paulo em 2014, com mais de 1,5 milhão de votos. Antes disso, Russomanno já havia sido candidato a vários cargos políticos, como prefeito de São Paulo, governador de São Paulo e senador pelo estado.

Como deputado federal, ele se tornou conhecido por ser um defensor dos direitos dos consumidores, tendo sido presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados em diversos mandatos. Russomanno também foi autor de diversos projetos de lei voltados para a proteção dos direitos dos consumidores, incluindo a criação do programa “SOS Consumidor”, que recebe denúncias e reclamações de consumidores lesados.

Veja também  Conheça o Triângulo das Bermudas

Em 2016, Russomanno foi candidato à prefeitura de São Paulo, mas acabou sendo derrotado no segundo turno das eleições. Desde então, ele tem se mantido ativo na política e em sua atuação como deputado federal, buscando sempre defender os direitos dos consumidores e dos cidadãos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *