Já imaginou como seria o mundo se a raça humana fosse extinta? Embora pareça assustador, alguns estudos mostram que, sem nossa presença, o planeta poderia se recuperar de muitas das intervenções negativas que fizemos na natureza. Neste post, exploramos algumas das previsões sobre o que aconteceria com o ecossistema global se a raça humana fosse extinta.
Animais em extinção
Segundo estudos, se a existência humana chegasse ao fim, os animais que estão hoje em quase extinção logo se recuperariam e voltariam a existir em abundância. Em cerca de 100 anos, árvores começariam a dominar cidades, prédios, casas e todo o território do planeta.
Animais de estimação
Infelizmente, nossos queridos animais de estimação, como gatos, cachorros, aves e animais de pecuária como vacas, bois e galinhas, não durariam muito tempo, já que teriam que aprender a sobreviver sozinhos e independentemente. Insetos como piolhos e baratas também não teriam um bom fim, pois dependem da presença humana para sobreviver.
Construções Degradadas
Também se sabe que, em menos de 100 anos, as ruas seriam invadidas por rios e mares, as construções civis seriam degradadas por cupins, as estruturas de ferro enferrujariam e tudo seria tomado pela vegetação e natureza.
Embora possa ser difícil prever exatamente o que aconteceria se os seres humanos desaparecessem, é importante ter em mente que o impacto seria diferente em cada região do planeta, e que algumas consequências poderiam levar muito mais tempo para se manifestar do que outras.
Algumas previsões em anos:
- Em torno de 20 anos após a extinção, os animais domésticos teriam de voltar ao estado selvagem;
- Em 50 anos o rio Tietê estaria completamente limpo;
- Em 70 anos a camada de ozônio estaria completamente recuperada;
- Em 300 anos a temperatura da Terra iria começar a cair;
- Em 1000 anos todas as construções sumiriam;
- Em 5 mil anos toda São Paulo seria tomada pela Mata Atlântica;
- E depois de milhares de anos, haveria petróleo por todo planeta.
É importante lembrar que essas previsões são baseadas em estimativas e projeções, e não há garantia de que sejam precisas. Além disso, muitas variáveis podem afetar a evolução do mundo após a extinção humana, como eventos climáticos extremos ou a intervenção de outras espécies.